InvestimentosJornada

Checklist do investimento

Por 26 de julho de 2018 Sem comentários
Checklist do investimento

 

Checklist do investimento:

  • Estabeleça metas. Ou seja, saiba quais objetivos os levaram a investir: garantir uma aposentadoria segura; reunir uma certa quantia de dinheiro para uma realização específica. Sabendo para que a renda será utilizada fica mais claro o prazo para conquistar o status financeiro pretendido.
  • Tenha uma visão realista de quanto você dispõe para investir. Para desenvolver um planejamento realista, é preciso estabelecer um valor a ser disponibilizado para os investimentos. Essa definição só será possível a partir do momento em que as finanças pessoais estiverem equilibradas e quantificadas.
Checklist-do-investimento-poupar-e-investir Checklist do investimento

Checklist do investimento – poupar e investir

  • Tenha clareza sobre o seu perfil de investidor. Dentro das diferentes modalidades de investimentos há opções para todo o tipo de perfil e expectativas.  O mercado de derivativos, por exemplo, é ideal para os mais ousados, que buscam rentabilidade a curto prazo. As alternativas em renda fixa, por sua vez, apresentam menos riscos, mas requerem um prazo maior de imobilização do capital para trazer bons retornos.
  • Busque o máximo de informações sobre as inúmeras possibilidades que o mercado oferece. Pode parecer assustador, em um primeiro momento, tentar escolher entre a possibilidade de investir em IPOs ou em Fundos Imobiliários. Aqui vale lembrar que contar com a ajuda de um consultor especializado reduz em muito a chance de apostas erradas, principalmente para quem está iniciando.  
  • Procure ter clareza sobre os reais índices de retorno que os investimentos escolhidos oferecem. Isso significa saber os impostos e outras taxas e possíveis descontos envolvidos. As perdas prováveis em caso de necessidade de antecipação e/ou venda de papeis. Mais uma vez, o casting de uma empresa séria do mercado pode poupar muita frustação e dor de cabeça.
  • Não concentre todo o seu esforço financeiro em penas uma modalidade. Diversificar as aplicações garantirá o equilíbrio da sua carteira. Na eventualidade de algum investimento não garantir o retorno almejado, certamente algum outro suprirá uma possível perda. Essa balança equilibra-se de forma ainda mais eficiente no longo prazo.
  • Acompanhe o andamento de seus negócios. Um bom investidor deve ter como hábito acompanhar sua carteira de investimentos, para assim detectar as principais fraquezas e oportunidades dentro do seu portfólio e providenciar ajustes, sempre que necessário.
  • Mantenha a calma. Mudanças bruscas de cenário, as incertezas dos mercados financeiros nacional e internacional e especulações do mercado  podem trazer inseguranças e, com certa frequência, algumas surpresas, nem sempre agradáveis para quem investe. O segredo, porém, é não se assustar e tomar medidas impensadas. Nos momentos de crise há também grandes possibilidades, por isso, é fundamental pensar de forma estratégica e assertiva, sem atropelos. Com o direcionamento certo, investir é sempre um bom negócio.   

Quer investir? Venha conversar conosco!

 

 

 

 

Comentar na Publicação